terça-feira, 2 de julho de 2013

O PAPEL DO GESTOR

Muitos pensam que ser diretor é tarefa fácil quem pensa assim está equivocado, o trabalho de um diretor não se limita a ficar sentado, assinando cheques, fazendo compras, repondo materiais, etc. O diretor é o gestor da escola, é quem pensa em todos os detalhes, não só no atendimento à comunidade, pais, alunos e funcionários, mas para que haja uma educação de qualidade. O diretor de uma escola precisa estar com os olhos e ouvidos abertos, compreendendo o que está certo ou errado, o que não está funcionando, quando precisa melhorar para si e para os outros. Precisa também ter disposição de tempo, se preocupar na imagem que os outros têm da escola, nas suas próprias atitudes e habilidades. Precisa trabalhar com formação continuada de professores e servidores.
Trabalhar motivado é o caminho para o sucesso. É de suma importância que o diretor valorize as habilidades e competências de cada um, motivando-os sempre.
Momentos de descontração e motivação devem ser inseridos no ambiente da escola, com palestrantes qualificados que fortaleçam a intenção profissional de cada sujeito, servindo de exemplo para todos.
O pensamento positivo deve estar presente na escola, devendo ser adotada tanto pela direção como pelos funcionários. É preciso alimentar ações positivas no trabalho com os alunos, para que possamos ter alunos motivados e interessados pelo processo de ensino-aprendizagem.
“Os sonhos não devem ser deixados de lado. Idealizar os caminhos aos quais se pretende seguir, obter grandes resultados, conquistas inesperadas, acreditar sempre na força da instituição é preciso. Para que a escola cresça é necessário idealizar o seu tamanho, em que patamar pretende-se chegar.
Trabalhar com metas a serem atingidas, objetivar os caminhos a serem percorridos e superados é o melhor a se fazer para que a instituição cresça; e, com ela, professores, alunos, comunidade e direção. Pense nisso!” Jussara de Barros.
Para ser um Gestor Escolar uma pessoa precisa ter algumas características básicas:
·         Saber de que forma irá conduzir a escola;
·         Saber ouvir as pessoas;
·         Se auto avaliar;
·         Ter pré-disposição ao trabalho coletivo, pois numa Gestão Democrática e participativa o trabalho em equipe é um dos mais importantes princípios;
·         Ser mediador e articulador entre os fatores internos e externos da escola;
·         Ter iniciativa e firmeza para realizar seu trabalho;
·         Deve conhecer toda base legal pedagógica, administrativa e financeira;
·         Ser estimulador e incentivador em todos os sentidos;
·         Conhecer a sua comunidade escolar, situações diversas dos seus alunos e nela interferir quando necessário;
·         Ser transparente e coerente, prestando conta de suas ações, principalmente a financeira; enfim,
·         Trabalhar levando em conta os princípios da Administração Pública: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA;
O Gestor representa sua equipe, os alunos e a comunidade, por isso ele deve criar um ambiente de trabalho onde haja confiança, para que os verdadeiros objetivos sejam alcançados.

Ao entrarmos numa escola, sabemos se o diretor é um bom gestor, pois a marca de sua gestão fica evidente em todos os lugares da escola. Escolas bem dirigidas proporcionam um ambiente de trabalho tranquilo e que claramente propiciam boas condições de aprendizagem.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog Núbia. Gostei do comentário referente aos princípios da Administração Pública:Pública: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA;Eles não podem ser esquecidos. Paulo Roberto

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  2. Obrigada Paulo Roberto, pois tenho esses princípios como motivadores da minha atuação como gestora.

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